quarta-feira, 1 de junho de 2011

Juventude Metalúrgica da FEM quer ampliar a participação dos jovens no sindicato

 
Dayanna Bastos, Assessora, e Luciano da Silva (Tremembé) Secretário da Juventude da FEM-CUT/SP
Jovens dirigentes dos sindicatos metalúrgicos de Itu, ABC, Salto, Sorocaba, Itaquaquecetuba e Pindamonhangaba participaram da reunião da Secretaria da Juventude da FEM-CUT/SP na manhã desta quarta, 1º de junho, na sede da Federação, em São Bernardo. A reunião foi coordenada pelo Secretário da Juventude, Luciano da Silva (Tremembé) e debateu temas de interesse da juventude metalúrgica. “A reunião foi produtiva. Os companheiros estão motivados em ajudar e trabalhar para que possamos ampliar a participação dos jovens nas ações sindicais”, disse o Secretário.
Na abertura dos trabalhos, os dirigentes destacaram as atividades que estão sendo promovidas para cativar e envolver os jovens no dia a dia do Sindicato. No ABC, será realizado o 1º Festival de Música, cuja final será em 17 de julho e terá como atração musical a banda Paralamas do Sucesso. Em Itaquaquecetuba, serão organizados torneios de Vôlei, Futsal e Basquete e cursos de qualificação profissional.
A programação de Itu iniciará em setembro, entre os dias 15 e 16, e terá uma grade de seminários/cursos que focarão temas como: mercado de trabalho e a indústria automotiva; direitos trabalhistas; Organização no Local de Trabalho e vocação profissional. Em Sorocaba, o Sindicato está jogando peso na Campanha de Sindicalização, que já apresentou resultados positivos na base. Nas cidades de Salto e Pindamonhangaba, os Sindicatos também prepararão atividades que valorizarão o jovem no movimento sindical.
Jovens sindicalistas participam de reunião da Secretaria da Juventude
Pesquisa
A participação do ramo metalúrgico cutista na Pesquisa “Perfil da Juventude da CUT/SP” foi outro ponto debatido pelos dirigentes. O novo estudo, que está em fase de coleta de dados, mostrará quem são os jovens do Estado de SP e quais são as suas opiniões sobre sindicalismo, política e mercado de trabalho. Serão entrevistados jovens com até 35 anos não-associados e sócios dos cerca de 320 sindicatos filiados à CUT no Estado.
No caso da participação da juventude metalúrgica cutista ficou acertado que os jovens dirigentes debaterão a estratégia de aplicação da Pesquisa bem como a sua importância com as Direções dos sindicatos até o dia 30 de julho.
No final da reunião, Tremembé socializou com os dirigentes datas importantes como a Plenária Estadual da Juventude da CUT/SP que acontecerá no dia 23 de agosto e a Plenária Nacional, que será em 3 de outubro(confira no boxe abaixo o calendário de datas)
Nova reunião e Campanha Salarial
Uma nova reunião está agendada para o dia 17 de junho, às 10h, na sede da FEM-CNM, em São Bernardo do Campo.
Segundo Tremembé, as pautas serão a organização do 3º Encontro da Juventude da FEM e as reivindicações dos jovens para a Campanha Salarial, que iniciará neste segundo semestre.
Calendário
Agosto
23........................Plenária Estadual da Juventude da CUT/SP
24 a 26.................Plenária Estatutária da CUT/SP
Local: Centro Cultural Adamastor, em Guarulhos.
Outubro
3 ............................Plenária Nacional da Juventude da CUT
3 a 7.......................Plenária Estatutária da CUT Nacional
O local ainda será definido.
Viviane Barbosa, editora do Portal FEM-CUT/SP
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário